Dicas especiais para não ter que pular 

fogueira depois do São João!

Se você entrou no embalo das festas juninas com alguma restrição alimentar ou como foco no ganho de massa muscular e redução de gordura ou quer apenas manter a boa forma, é melhor se controlar, pois essas delícias engordam e muito!!

TODO CUIDADO É POUCO!!!!

Apesar do milho ser interessante, nutricionalmente falando, as comidas típicas que têm o grão como base são ricas em calorias e gorduras. Isso porque entre os ingredientes de pratos como canjica e pamonha estão o leite, leite de coco, açúcar, manteiga, leite condensado, dentre outros. 

Pensando em como comer de tudo sem ganhar uns quilos extras, separamos dicas de como preparar os quitutes para que fiquem menos calóricos e como devemos nos portar diante de tantas delícias:

Nas preparações (se for fazer em casa):
- Substitua o leite de coco tradicional pelo light;
- Substitua o leite integral pelo desnatado;
- Substitua a manteiga normal pela manteiga ghee;

- Use adoçante em pó de forno no lugar do açúcar.
 

OBS: Fazer essas substituições já vai te ajudar a economizar calorias.

O que devemos fazer para não perder a linha nas festas juninas??

Dica 1: O ideal é comer pequenas porções

Há quem se esbalde no balaio calórico das comidas típicas do período junino. Come de tudo, sem receio de nada. Porém, comer com moderação ainda é a atitude mais correta e sensata quando se trata de comidas com alto teor calórico. 

O ideal, por exemplo, é comer UMA OPÇÃO de cada vez, uma vez por dia, 
(no máximo 3 momentos em dias distintos de escapulidas no total).
Ou seja, uma pamonha hoje, em um momento do dia, um pedaço de canjica amanhã, em um momento do dia (não é o dia todo). Isso quer dizer que deve manter sua rotina alimentar normalmente ao longo do dia e sair apenas em um momento (refeição livre).

Outra dica é evitar comer esse tipo de comida em grandes quantidades, principalmente durante a noite, pois, nosso metabolismo está mais lento e leva mais tempo para digerir os alimentos. Como consequência pode acabar acumulando gordura corporal. 

Dica 2: Festa junina não é só comida

Temos essa mania de achar que só se diverte comendo. Vá dançar, pular fogueira, se divertir com os amigos, esquece a comida!!! Dançar queima calorias sabia??

Dica 3: Extrapolou? Pegue leve no dia seguinte

Se você exagerou para tudo... No dia seguinte, pegue leve. 
Isso não quer dizer ficar sem comer. É exatamente o contrário: Volte à dieta normalmente. Uma Boa dica para os dias de pós festa é excluir seu café da manhã habitual e iniciar o dia com um suco Detox, para ajudar na limpeza do organismo. Depois mantenha a dieta normal!!

Isso quer dizer: Manter lanches, almoço, jantar... Agora se for sair novamente (LEMBRE-SE QUE DEVE SER NO MÁXIMO 3 VEZES NO TOTAL), escolha um momento do dia. Nesse caso, deixe de comer o programado para o horário para comer seu quitute junino, SEM EXAGERO!!!

Viu que dá para curtir a festa, comer e não jogar todo o seu empenho alimentar e corporal fora??

Então não perca tempo... Vá dançar muito forró, pular fogueira, participar de brincadeiras da região, isso gastando energia e saboreando bem as iguarias juninas.

 

A melhor recomendação é não esquecer os hábitos de uma vida saudável e NÃO EXAGERAR!! 

Feliz São João

Encontre-nos
Endereço
Siga-nos

Rua Arthur de Azevedo Machado, 400, Costa Azul, Boulevard Costa Azul, Térreo

Salvador-BA / CEP: 41760-000

Tel:  071 3013 0205 / 9910 7322

         071 98197 6781

Facebook

www.facebook.com/alicealagianutricionistaesportiva

 

Instagram

@alagiaassessorianutricional