Dicas especiais para não perder a linha 

na Semana Santa!

Mais um feriado à vista não é meus amigos... Geralmente comemoramos a Semana Santa a partir do feriado de sexta feira, e claro, regado a uma mesa farta de comidinhas típicas. Entre elas estão o caruru, vatapá, feijão fradinho, moquecas das mais variadas iguarias, todas regadas a um bom azeite de dendê. E não podemos esquecer o festival de ovos de chocolates, bombons e coelhinhos dos mais variados sabores no domingo de páscoa. E como fazer para não perder a linha diante de tantas opções deliciosas da Semana Santa? É o que você vai saber agora!

Obs: As orientações precisam ser seguidas durante todo o feriado!

Café da Manhã

- Faça o café da manhã normalmente - refeição balanceada.

- Faça seus lanches intermediários normalmente ao longo do dia.

 

- CUIDADO! Não fique sem comer até o almoço ou jantar, pensando já nos possíveis abusos. Se fizer sua alimentação normal ao longo do dia, não terá tanta fome no almoço ou jantar, e conseguirá se controlar em relação às quantidades dos alimentos mais calóricos;

Almoço e Jantar

- No almoço ou jantar, se você for cozinhar para família, escolha preparações saudáveis!

* O peixe é uma ótima pedida! É um alimento típico desta época. Rico em proteínas de alto valor biológico e gordura de boa qualidade – ômega 3, 6, 9. Além disso, também são ricos em vitaminas e minerais: Vitaminas do grupo B (B1, B2, B3, B12), vitamina A e D, fósforo, potássio, sódio, cálcio, magnésio, ferro.

* O bacalhau também é uma ótima opção! Utiliza-se para diferentes receitas. Mas também pode optar por outros pescados ou mariscos, como a merluza, a sardinha, o chumbinho, camarão, polvo, dentre outros.

Lembrando que se deve optar por prepará-los assados, grelhados ou cozidos. Se desejar fazer a moqueca que seja apenas em um dia do feriado, e coma com moderação!

 

- Faça uma salada bem variada, com bastantes ingredientes saudáveis: folhas diversas, legumes, frutas, oleaginosas (castanhas, nozes...) e escolha um acompanhamento que não seja fritura, como por exemplo: Purês, cremes, arroz, legumes cozidos, massas, etc – TUDO LIGHT!!!

- Agora se for almoçar ou jantar na casa de alguém, dentro do possível escolha o que for mais saudável e nutritivo ou ao menos escolha apenas uma opção mais calórica para colocar no prato, para não acabar com seus resultados em apenas 1 dia!

E o mais importante, não exagere nas quantidades!!!!

Não dê descanso aos músculos!

- Se possível (caso não vá viajar) tente fazer uma caminhada ou corrida ou vá para a academia, para assim, amenizar as calorias a mais ingeridas no período!

No caso dos Ovos...

- Quanto aos ovos de páscoa, o chocolate amargo (70 a 80% de cacau) ou meio amargo é uma boa escolha, já que é mais saudável do que os outros por conter mais propriedades funcionais – MAS LEMBRE-SE: NADA DE EXAGEROS!

Confira os tipos de chocolate e qual a melhor opção para não prejudicar sua silhueta!

Melhor Opção: Chocolate Amargo (70 a 80%)

Os Flavonóides (antioxidantes) presentes na semente do cacau, ajudar a proteger a função cardiovascular, além de reduzir a oxidação do LDL (colesterol ruim), e prevenir contra o câncer.
Outros benefícios: 
- Estimula o sistema nervoso central e os músculos cardíacos, pois possui teobromina, que é uma substância com ação semelhante à cafeína;
- Dá sensação de bem estar, pois ajuda a libertar o hormônio serotonina.

 

OBS: O sucesso da ação desses flavonóides (atioxidantes) depende da quantidade de ingestão. As quantidades realmente significativas da substância só são encontradas no chocolate amargo, com mais de 70% de cacau - PODE COMER 6g/DIA SEM PROBLEMAS!!! 
Mas cuidado - O excesso também faz a mal à saúde!!

Escolha Intermediária: Chocolate ao Leite

Possui menos cacau e mais gordura hidrogenada que o chocolate amargo (70 a 80% de cacau). Mesmo assim possui um pouco das características antioxidantes!
Tanto o chocolate ao leite, quanto os outros tipos, também são menos calóricos do que as opções que adicionam nozes, cremes, e outros componentes - Cuidado!

Pior Opção: Chocolate Brancos

É mais calórico e não apresenta benefícios a saúde, pois é composto a partir apenas da manteiga de cacau, não tendo assim, nenhuma quantidade de antioxidantes. Fuja dessa opção!!!

Chocolate Diet! Indicado apenas para diabéticos!!

Nos chocolates diet, o açúcar é substituído por adoçantes. 
Ao trocar o açúcar por adoçantes modifica a textura do alimento, e para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, tornando o mesmo mais calórico que o original.

IMPORTANTE: Os chocolates que sobrarem divida com seus amigos, família... Distribua!!! NADA DE GUARDAR E COMER DURANTE DIAS, VIU!

Não vamos plantar tentações na nossa própria casa. Vamos, faça um esforço, assim não terá arrependimentos!

Tabelas Amigas

Confira abaixo duas tabelas, uma com as calorias dos diferentes tipos de chocolate e outra com os exercícios físicos indicados para quem quer queimar uma dose de 50g do doce:

Tipo / 50g

Chocolate ao Leite

Chocolate Crocante

Chocolate Branco

Chocolate Amargo

Chocolate Dite

Chocolate Light

Calorias

270 Kcal

276 Kcal

275 Kcal

268 Kcal

267 Kcal

202 Kcal

Atividade Física

Ginástica Aeróbica

Corrida

Caminhar Moderado

Passear de bicicleta

Pular Corda

Dança Moderada

Natação

Tempo

40 minutos

40 minutos

2 horas e 30 min.

2 horas

50 minutos

1hora e 30 min.

1 hora

Viu que dá para festejar a PÁSCOA SEM EXAGEROS!!!

 Feliz Páscoa da sua Nutri, 

Alice Alagia!

Encontre-nos
Endereço
Siga-nos

Rua Arthur de Azevedo Machado, 400, Costa Azul, Boulevard Costa Azul, Térreo

Salvador-BA / CEP: 41760-000

Tel:  071 3013 0205 / 9910 7322

         071 98197 6781

Facebook

www.facebook.com/alicealagianutricionistaesportiva

 

Instagram

@alagiaassessorianutricional