Substitutos para Farinha de Trigo

A farinha de trigo está presente em várias preparações como massas, pães, biscoitos e bolachas, e não é a melhor opção para a sua saúde porque é pobre em nutrientes e tem alto índice glicêmico. Sua ação se assemelha ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue e, por isso, o consumo em excesso está associado ao aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas. Então hoje vamos conhecer outras farinhas que podem ser usadas na preparação dos alimentos sem comprometer a sua saúde.
📌Farinha de amêndoas: Tem como base as amêndoas, amendoins ou castanhas. É rica em proteína e gorduras boas que combatem o colesterol. Serve para empanar carnes e peixes e também engrossar caldos. Não tem glúten.
📌Farinha ou fibra de soja: É pouco calórica e rica em cálcio, fibra e antioxidantes. É isenta de glúten. Substitua em receitas de pães, bolos, massas e panquecas.
📌 Farinha de aveia: Ajuda no funcionamento do intestino e no controle do colesterol. Ela também é fonte de fibras solúveis e vai muito bem em bolos, biscoitos, omeletes.
📌 Farinha de quinoa: É rica em ômega 3 e 6 e combina perfeitamente em receitas de pães e tortas salgadas. Não tem glúten.
📌 Farinha de linhaça: rica em gorduras boas ajuda no combate ao colesterol. Pode ser misturada a outras farinhas na preparação de bolo, pães e tortas. Não contém glúten.
📌Farinha de arroz: é ser rica em fibras e vitaminas. Por ser grossa, misture com outra farinha mais leve para receitas salgadas. Sem glúten.
📌Farinha de tapioca: É livre de glúten e uma ótima opção para substituir pães, torradas e panquecas.
🚨Opções não faltam, então agora mãos na massa, sua saúde agradece!